Sunday 2 December 2012

Sucker Punch by Zack Snyder

Ontem forcei-me a rever este filme, no fundo a dar-lhe uma segunda oportunidade dado que a primeira vez que o vi mal consegui prestar atenção. Detestei. O que Sucker Punch me fez pensar foi, no fundo, de um projecto escolar ou académico, provavelmente com o objectivo de testar meia dúzia de efeitos especiais e de técnicas de realização. Como é que isto acabou no cinema, não entendo.
O filme baseia-se na ideia de uma rapariga que, numa situação terrível, deixa a sua mente escapar para um mundo interior, imaginado ou sonhado, que acaba de servir não só para sublimar as suas emoções mas também como metáfora para a sua tentativa de escapar. É este mundo imaginado que permite a exploração dos tais efeitos especiais. Este conceito, que poderia tornar-se muito interessante, resultou num filme absolutamente desinteressante que não faz qualquer sentido, com personagens ridículas e uma realização muito forçada, para não falar do exagero de CGI. Nem as referências aos desenhos animados ou jogos de computador servem para redimir o enredo e parecem igualmente forçadas. No meio de tudo isto, ainda se conseguiu encaixar uma típica guerra de meninas pelo papel de liderança como se estivéssemos a ver um filme de adolescentes no liceu antes do baile de finalistas. A revelação final podia ter sido uma boa surpresa, se o enredo me conseguisse manter interessado até esse momento.
O único pormenor de que gostei em Sucker Punch foi a progressão do contexto da terra imaginada: de cada vez que lá voltamos as raparigas são colocadas em momentos cada vez mais tardios da história da humanidade, lutando contra desde samurais até soldados das grandes guerras e finalmente robôs.
Assim, Sucker Punch é um filme francamente mau, sem credibilidade, ao ponto de se tornar irritante mesmo como barulho de fundo na sala de estar e uma má exploração de problemas sérios como a exploração sexual e o tráfico de mulheres.

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I have just forced myself to re-watch this film and I hate it. It reminds me of some kind of school project gone bad. There's a nice idea, of a girl whose mind escapes into a dreamland where she sublimates all her energy against what's happening and serves as a metaphor for her escape plan. There's also a lot of room for special effects and CGI work. What might have been interesting concepts or good opportunities ended up generating a completely uninteresting film, with a nonsensical plot, ridiculous characters and overdone direction and computer special effects. All those cartoon and computer games' references are forced and mostly uncalled for. In the middle of this, there's also time for the typical girl fight for the leadership role as if it's a high school flick. The final twist might have been a nice surprise if only the plot was believable enough to keep me interested until then.
The one good thing about the film is the progression of the context of her dreamland: every time she goes back the seems to be at a different time in history, from samurai to world war to robots.
Sucker Punch is terrible, unbelievable, annoying even as background TV noise while you work, and a really bad take on a serious problem of women enslavement and sexual abuse.

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