Monday 18 February 2013

Cenas (2)

No Viagem a Andrómeda, um dos blogs mais interessantes do que eu conheço da blogosfera portuguesa - e ainda por cima dedicado ao fantástico - o João Campos publicou uma discussão muito interessante sobre a eterna discussão sobre originalidade e referências nas obras de ficção tendo como ponto de partida o artigo de Paul Cook no Amazing Stories denominado The Lazy Apocalypse.

O Brain Pickings é um sítio com tanta coisa interessante que eu mal consigo ler com atenção tudo o que lá aparece, por mais que queira. Tenho quase sempre a leitura do blog com um atraso de mais de 40 posts. Falo dele desta feita porque li um post muito bom em que se comenta uma carta de Galileo depois de ser atacado pelas suas explorações e descobertas. A sua defesa e contra-ataque baseiam-se numa argumentação que devia ser reconhecida por qualquer crente de qualquer religião, mas que infelizmente ainda hoje é largamente ignorada por boa parte deles. Nunca devemos aceitar que textos escritos por homens e interpretados por homens tenham um valor mais alto do que a própria criação. Se acreditarem que um ser divino criou os humanos tal como eles são, que sentido faz proibirem alguns de usarem as capacidades que lhes foram dadas, os sentidos, a curiosidade, a inteligência? Independentemente daquilo em que acreditam, aconselho a todos a leitura deste post, em respeito à figura histórica mas principalmente porque uma boa argumentação é uma delícia de se ver.

A terceira "cena" interessante que quero partilhar é esta talk do TEDxWomen. iO Tillett Wright não só apresenta um projecto fotográfico muito interessante - Self Evident Truths - como faz uma argumentação brilhante contra o preconceito de género e sexualidade. A mim parece-me que qualquer pessoa que viva no mundo real há meia dúzia de anos já tem alguma obrigação de saber isto, mas é um facto que demasiada gente ainda tem a cabeça mais dura que um Prenocephale e faz um esforço por não estar disposto a perceber o mundo de outra forma que não aquela a que se habituou ou foi habituado, mesmo quando isso implica destruir vidas completamente.



2 comments:

  1. Não conhecia o Brain Pickings e pareceu-me muito interessante! *adiciona ao Google Reader*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fazes bem, eu tenho que me segurar para não partilhar tudo o que lá leio :)

      Delete