Hoje recupero uma rubrica do blog que abandonei não sei bem porquê. Aqui ficam algumas "cenas" que encontrei por essa internet fora na última semana que achei interessantes o suficiente para partilhar:
Para começar, um pequeno texto de Daniel Oliveira no Expresso em referência ao sorteio de carros para as facturas com número de contribuinte e que conclui com um pensamento que temo reflectir muito do que vivemos enquanto manda este governo: "E corresponde ao essencial do seu pensamento ideológico: o contributo de cada indivíduo para a comunidade só faz sentido na medida em que isso corresponda a um lucro pessoal."
Segue-se Death by Finance de Dani Rodrik, professor de ciências sociais e autor na área da economia. Deixo-vos um parágrafo que demonstra bem a sua mensagem:
"The deeper problem lies with the excessive financialization of the global economy that has occurred since the 1990’s. The policy dilemmas that have resulted – rising inequality, greater volatility, reduced room to manage the real economy – will continue to preoccupy policymakers in the decades ahead."
Hoje mesmo tive o prazer de ler esta tradução publicada por Pedro Figueiredo de parte de um ensaio de Maria Pia Paganelli: "Learning from Bjartur About Today's Icelandic Economic Crises".
Por fim, partilho uma TED Talk de Jon Ronson relativa à sua pesquisa para o seu livro, The Psychopath Test, que nos deixa uma mensagem interessante não só sobre psicopatas, mas também sobre as reacções dos ditos normais em relação a isso.
Muito boa esta Ted Talk. Aceitar o cinzento foi uma das minhas lições de vida e realmente esta mania de rotular tudo pode ser incrivelmente nefasta e cruel.
ReplyDeleteTenho que ler o livro dele!
Delete