Saturday 15 February 2014

Cenas (7)

Hoje recupero uma rubrica do blog que abandonei não sei bem porquê. Aqui ficam algumas "cenas" que encontrei por essa internet fora na última semana que achei interessantes o suficiente para partilhar:

Para começar, um pequeno texto de Daniel Oliveira no Expresso em referência ao sorteio de carros para as facturas com número de contribuinte e que conclui com um pensamento que temo reflectir muito do que vivemos enquanto manda este governo: "E corresponde ao essencial do seu pensamento ideológico: o contributo de cada indivíduo para a comunidade só faz sentido na medida em que isso corresponda a um lucro pessoal."


Segue-se Death by Finance de Dani Rodrik, professor de ciências sociais e autor na área da economia. Deixo-vos um parágrafo que demonstra bem a sua mensagem:
"The deeper problem lies with the excessive financialization of the global economy that has occurred since the 1990’s. The policy dilemmas that have resulted – rising inequality, greater volatility, reduced room to manage the real economy – will continue to preoccupy policymakers in the decades ahead."


Hoje mesmo tive o prazer de ler esta tradução publicada por Pedro Figueiredo de parte de um ensaio de Maria Pia Paganelli: "Learning from Bjartur About Today's Icelandic Economic Crises".


Por fim, partilho uma TED Talk de Jon Ronson relativa à sua pesquisa para o seu livro, The Psychopath Test, que nos deixa uma mensagem interessante não só sobre psicopatas, mas também sobre as reacções dos ditos normais em relação a isso.


2 comments:

  1. Muito boa esta Ted Talk. Aceitar o cinzento foi uma das minhas lições de vida e realmente esta mania de rotular tudo pode ser incrivelmente nefasta e cruel.

    ReplyDelete