Thursday 28 March 2013

Cenas (4)

Um post com uma análise muito interessante sobre todos os filmes que ganharam o Oscar de melhor filme ao longo das 85 edições. A Sofia teve o entusiasmo - e a paciência - e nós beneficiamos. Eu pelo menos já sei que, chegado a dedicar-me a este grupo de filmes, vou começar pelos que ela gostou mais e só se estiver muito interessado é que vou progredir para os restantes.


Descobri num dos muitos blogs de livros que sigo (não me lembro de momento qual) que estava disponível gratuitamente na internet uma pequena prequela do Seraphina - The Audition - um livro cujo conceito me intrigava embora ainda não estivesse decidido a ler. Fiquei convencido a experimentar, um dia. Aos interessados, sigam este link para o scribd e depois digam-me o que acharam. Aos que já leram o romance de Rachel Hartman, por favor partilhem comentários ou críticas.


Por fim, deixo-vos com uma análise sobre a ficção pós-apocaliptica e o que motiva a sua fama e a proliferação de livros que dela tratam, publicada pelo SF Signal. É um facto que muitos de nós passamos pelo menos uma fase da vida em que gostamos de livros, filmes, séries que exploram a situação de uma humanidade ou resto dela que sobrevive a uma obliteração da sociedade, por vezes acompanhada de consequências ambientais importantes. Pessoalmente, interesso-me por este tipo de obras dentro da temática da distopia que me parece sempre uma análise importante e quiçá essencial às pessoas, à sociedade e à espécie humana. Como encontrei o artigo num post da Trëma, aqui fica o link para o blog. Aproveitem para dar uma vista de olhos às várias recomendações que o Luís Filipe Silva nos vai deixando por lá no mundo da ficção especulativa.

4 comments:

  1. Obrigada pelo link. De facto, muitos dos filmes da lista não valem a pena ser vistos, mas também vi imensos que gostei e que provavelmente nunca teria chegado a ver se não fosse pela lista.

    Gostei do post sobre a popularidade de histórias pós-apocalípticas (e distópicas). A verdade é que as distopias nos permitem estudar as nossas próprias sociedades e advertir para consequências perigosas de decisões que nos podem parecer perfeitamente inócuas, no presente. As histórias apocalípticas, por outro lado, jogam com o desespero que por vezes podemos sentir com o desenvolvimento da sociedade, e exploram o "what if" de começar de novo. Interesso-me pelos dois tipos de obras, e fiquei com curiosidade em relação a alguns dos livros mencionados.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se eu me ponho a listar os livros que quero ler daquele artigo acho que a minha conta bancária pede exílio.

      Delete
    2. Não me parece que a tua conta ainda tenha grande fé em ti, André. :) De certeza que não vai ser uma surpresa.

      P.S. Comentar neste blog (e outros do Blogger) é uma canseira. Os captchas são um horror.

      Delete
    3. Às vezes são terríveis, mas habitualmente safo-me bem :)

      Delete