Friday 1 May 2015

Ze-que-ze-que - posição oficial de um sindicato de enfermeiros?


Este Sindicato dos Enfermeiros publicou uma posição sobre as Unidades de Saúde Familiar - disponível aqui - que merece ser ouvida. José Azevedo diz coisas tão absurdas e imprevisíveis que fariam empalidecer o brilhantismo dos nossos mais famosos comediantes.

Desde afirmar que os cuidados preventivos em saúde são uma função só da enfermagem, que os médicos só se sabem centrar na doença (para mais tarde dizer que não percebe o conceito de médico de família - pois), até inferir que as Unidades de Saúde Familiar não deveriam existir, que os cuidados primários deveriam consistir apenas de enfermeiros que enviariam os utentes ao médico "quando necessário" após triagem só eles capazes de fazer. Claro que o fim, por entre a batalha contra os médicos que se querem imiscuir nas funções de enfermagem, a mania dos governantes de se preocuparem com a família dos médicos e o "zeque-zeque", é ainda melhor que os restantes sete minutos.
Voltando ao princípio, o que aqui me preocupa é: isto é um enfermeiro a falar? é alguém que faz alguma ideia do que é prevenção em saúde? sabe alguma coisa sobre a formação da especialidade de medicina geral e familiar? sabe o que é um centro de saúde? E este sindicato, é real? Ou é um delírio de um só homem?