Tuesday 16 August 2011

Desespero: medidas e discursos do XIX Governo Constitucional de Portugal

Sua excelência o nosso excelente Primeiro-Ministro espera que as excelentes famílias portuguesas "compreendam" que ele tem que cortar as despesas de forma excelente. Não se preocupe Pedro Passos Coelho, estou certo que os portugueses desempregados, sem dinheiro para pagar electricidade (alguns nem mesmo antes dos aumentos), casa, comida e por aí fora terão muito tempo para usar da sua capacidade de compreensão. Embora talvez não queiram, quando repararem que as pessoas eleitas para governar o seu país não conseguem, antes de tirar o pão da mesa dos menos afortunados, tentar balançar as contas do estado indo poupar nos ordenados, pensões, reformas dos milionários, nas parcerias público-privadas, aumentando os impostos sobre os maiores ordenados ou as grandes riquezas ou a banca (ou várias outras medidas - parece-me que por uma questão de justiça geral não se deve mexer nem num cêntimo de pessoas que vivem com até 500 euros por mês enquanto há tanta gente a viver com milhares ou dezenas de milhares de euros por mês). Talvez, dado ser impossível compreender isto quando nem se tem dinheiro para ligar a ventoinha a meio da tarde para refrescar a casa mal isolada que alugaram porque cabiam com os seus dois filhos esfomeados e não ficavam absurdamente longe do trabalho, talvez nesse momento prefiram não gastar o seu tempo a "compreender" as palavras e acções de Coelho e companhia. Talvez (e reforço sempre o uso da palavra talvez, porque, ao contrário dele, eu não "estou certo" de nada do que as pessoas pensam antes delas o dizerem) prefiram usar o seu tempo e imaginação a tentar arranjar uma maneira de não gastar tanto dinheiro, não pagar tantos impostos, roubar aos que têm muito dinheiro e, no desespero, mesmo aos que não têm assim tanto, para pelo menos poderem alimentar os filhos e pagar o tecto onde eles dormem. Estou certo de que argumentos como "o que estamos a fazer ficará na história", que não queremos o "caminho da conflitualidade", que temos que gastar (na Saúde) menos 10 a 15% do que em 2011 e "não há outra possibilidade" farão uma diferença importante no dia a dia das famílias que a crise e o governo colaboram para empobrecer, de forma que elas compreenderão tudo o que Pedro Passos Coelho quiser.

Já que estamos cheios de compreensão, porque não tentar compreender também que o Primeiro-Ministro de Portugal venha desconsiderar de tal forma o povo grego como num destes pobres discursos em que celebrou o facto de Portugal não ser visto como a Grécia (como quem diz, nós somos bons e eles são maus e na Europa percebem a diferença), isto dias depois de andarmos todos a queixar-nos de que lá fora viam Portugal como um bando de preguiçosos burros demais para se saberem gerir. Não seremos agora, por culpa de sua excelência o nosso Primeiro-Ministro, culpados precisamente da mesma coisa perante os gregos? De os ver como preguiçosos, como incompetentes e pouco compreensivos, conflituosos perante estas medidas, este discurso do "tem que ser"? Não estarão eles a lutar como nós devíamos lutar? Não deviam estar eles a discursar, queixando-se que lutam quase sozinhos contra as políticas que nos empobrecerão a todos? Que não temos outra forma de nos defender? Que os portugueses estão a ser tolos ao aceitar isto tudo pacificamente?

Tenho vergonha de pertencer a um país que elegeu para seu governador e representante esta figura. Tenho pena de pertencer de certa forma a este povo que, como alguém dizia noutro dia, é pacato e se deixa maltratar sem luta. Nunca como hoje pensei tanto em emigrar e não só por motivos económicos mas por vergonha e desespero. Por outro lado quero ficar cá, quero tentar o mais possível mudar o que quer que seja, nem que seja só um bocado, quase nada, para não deixar destruir Portugal.

Tuesday 9 August 2011

Blackbird by The Beatles

This song has been living in my mind for some days now, after I saw its performance by Paul McDonald and Kendra Chantelle in American Idol's 10th season. I'm quite interested in following Paul's career, he has an unique voice and attitude and I'd love to know where he takes it. Anyway, I now wake up thinking about it Blackbird, I drive singing it (some might say it's hard to call it singing but I try), I go to sleep humming it. And now, with so much social tension around the world, there's no better time to share it here:


Blackbird singing in the dead of night
Take these broken wings and learn to fly
All your life
You were only waiting for this moment to arise

Blackbird singing in the dead of night
Take these sunken eyes and learn to see
All your life
You were only waiting for this moment to be free

Blackbird fly, blackbird fly
Into the light of the dark black night

Blackbird fly, blackbird fly
Into the light of the dark black night

Blackbird singing in the dead of night
Take these broken wings and learn to fly
All your life
You were only waiting for this moment to arise
You were only waiting for this moment to arise
You were only waiting for this moment to arise


Thank you Paul McCartney, Thank you Beatles

Monday 8 August 2011

Repo Men (2010) by Miguel Sapochnik

Recently I got to watch Repo Men and was really surprised. I had seen the trailer when the film was released but it didn't interest me enough to get me to see it. Or maybe I just didn't have the opportunity, you see, I can't really remember. Anyway, the film is really good, brings up a lot of food for thought about the society and has surprises well kept until the very end.
The film is placed in a futuristic Earth where a company named Union has created a way to produce artificial organs and sells them to the sick people at high costs which people are forced to pay by their credit line at overwhelming interest rates. The viewer is shown mostly the point of view of one of the repo men (Remy), the ones that recover, by any means necessary, the organs of the people that fail to pay, here played really well by Jude Law and being knocked out four times. In the beginning he and his friend and co-worker Jake (Forest Whitaker) may feel quite scary, being totally unaffected by the nature of their job and the unfairness of the system they are a part of. Gladly, the film isn't at all limited to showing a bit of bloodshed and despair, and Remy is eventually forced into rethinking all this, both by his wife and after a life-changing event in the course of one of his jobs. Saying anything more about the plot would be spoiling the experience of surprise and suspense weaved into Repo Men. If you are already interested, go watch it before reading anything else.
The best thing I got from this film was the way you can analyse the situation removing the specifics. This story could be about an organ selling company that kills people to take back the item from the ones that can't pay their absurd rates as much as it could be about banks getting people's houses and cars, leaving them not dead but most certainly dying in more ways than one. I was even thinking about the recent crisis in Ireland, Greece and Portugal and looking at the way the people in these countries are being forced to lose quality of life, lose jobs, lose the food on their tables because the "state" owes a lot of money after it was somehow forced into accepting some enormous interest rates. I'm not even going to discuss if the people should be paying this debt, I don't think so and even less in these conditions but that's another matter entirely. Even if one believes that the austerity policies are the best ones to solve this problem, can we really accept that people should lose their homes, their healthcare and even starve to death because the state owes money to some banks and even more so if we understand the manoeuvres by which that debt was increased?
Another very interesting theme that comes to mind after watching Repo Men follows the often repeated sentence in the film itself: "a job is just a job". But is it? Can one really agree that when he is doing his job he does not need to worry about its nature, its consequences, its impact on other people's lives, on other living beings, on Earth itself? I certainly don't. A job is not just a job, it is what it is, and as Remy learns (or does he?) by the end of the story, your job is a part of who you are. As characters in many other films and books often state, its not who you are but what you do that defines you. And this repo work wasn't wrong only because they accepted to kill people to get unpaid organs, it was even worse because they knew the way those unpayable credits were forced to the costumers who had no other choice than to submit or die without the transplant. All along the film Remy seems to only doubt continuing with his work when it affects his own life and only towards the end does he actually show an understanding of the unfairness of the system itself. But to be honest, if as an outsider, it's easy to say he is a bloodthirsty beast for doing what he does, would it be as simple to say the same about our own everyday job? Do we look at our jobs in terms of impact, justice, consequence and consider leaving them? Or do we rest every night confident that we did what we had to do in order to survive and that thought brings peace to our minds and avoids weighting on our consciousness. An amazing example of how radical events can open one's eyes to the nature of their jobs and their responsibility for following orders is Vincent Hughes, an Irish man who abandoned his job in a bank for feeling ashamed to be a part of the financial system that was behind the crisis that affects his people.
My only grudge with Repo Men was that, again, a romantic interest had to come and play an important part of everything happening. It's not that it didn't fit into the story or that I didn't like Alice Braga, I did, but after so many films one starts to feel that the industry wants you to believe that romantic passion is the one and only drive for change in this world, concept with which I thoroughly and deeply disagree.
This is, for me, what makes a very good film, its ability to make me reflect about old and new themes, to bring new ideas to mind, to make me rethink my opinions or even my whole life.

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Vi recentemente o Repo Men e fui genuinamente surpreendido. Tinha visto o trailer na altura em que o filme saiu mas não fiquei suficientemente interessado. Ou talvez simplesmente não tenha tido oportunidade para o ir ver. De qualquer forma, o filme é muito bom, surpreendeu-me até ao final e deixou-me a pensar.
A história leva-nos a uma Terra futurista, na qual uma companhia chamada Union descobriu uma forma de produzir órgãos artificialmente e vende-os às pessoas doentes a preços elevados de forma que eles acabam por ter que pagar submetendo-se a um crédito com juros exagerados. O filme segue quase sempre Remy - com uma interpretação impecável por Jude Law - um dos homens que trabalha para a Union, recuperando os órgãos de clientes que não conseguem pagar as prestações, mesmo que para ísso tenham que morrer. No início do filme ele e o seu amigo e colega Jake (Forest Whitaker) são de certa forma assustadores, tal é a sua despreocupação perante o tipo de trabalho que realizam e a injustiça da qual fazem parte. Felizmente, o filme não se limita a mostrar desespero e sangue derramado, e depressa leva Remy ao ponto em que é pressionado a reavaliar a sua vida, tanto por parte da esposa como por um acontecimento que muda a sua perspectiva. Dizer algo mais do argumento de Repo Men seria estragar a experiência de suspense e surpresa que consegue proporcionar. Se por esta altura já despertei interesse, então o melhor é ver o filme antes de ler o resto.
Uma das melhores coisas deste filme é o quanto pode ser descontextualizado e aplicar o raciocínio que dele provém a várias outras situações. Esta história é credível tanto sendo baseada na Union como no contexto das instituições bancárias que acabam por penhorar a casa e o carro aos clientes que não conseguem pagar os empréstimos, por vezes deixando-os não mortos como no caso da Union mas com poucas possibilidades de sobreviver. Lembrei-me igualmente das recentes crises na Irlanda, Grécia e Portugal, onde as pessoas estão a perder qualidade de vida, o emprego e até o sustento porque o "estado" deve quantidades inacreditáveis de dinheiro depois de ter sido de certa forma forçado a aceitar taxas de juro absurdas. Não quero estar agora a discutir porque nem sequer acho que as pessoas devam estar a pagar estas crises e muito menos nestas condições, porque não é esse o intuito deste texto. Mas ainda que alguém possa acreditar que as políticas de austeridade são a melhor forma de resolver estes problemas, pode ele mesmo aceitar que as pessoas percam casa, cuidados de saúde e até a comida da mesa porque o estado deve dinheiro a alguns bancos (e mais se perceber as manobras que levaram à criação das ditas dívidas)?
Outro tema vem à cabeça no seguimento da frase tantas vezes repetida no filme: "um trabalho é só um trabalho". Será? Poderá alguém concordar que quando está a trabalhar não precisa de se preocupar com a natureza, as consequências, o impacto desse mesmo trabalho nas vidas das outras pessoas, noutros seres vivos ou até no próprio planeta Terra? Eu decerto não. Um trabalho não é, simplesmente, um trabalho, é o que é e, como Remy percebe (ou parece perceber) no final da história, é também uma parte de quem cada um é. Como muitas personagens de vários filmes e livros já disseram, não é quem nós somos mas aquilo que fazemos que nos define. Este emprego não é só condenável por consistir em matar pessoas para recuperar órgãos que não pagaram, é-o ainda mais por eles saberem a forma como os créditos de pagamento quase certamente impraticável eram impingídos a clientes cuja outra hipótese era morrer sem o transplante. Ao longo do filme Remy parece apenas reconsiderar este trabalho quando ele o afecta directamente e só no final parece mostrar alguma compreensão da injustiça do sistema do qual fez parte. Mas sejamos honestos, se de fora é fácil vê-lo como um monstro sanguinário, seria assim tão simples analisar da mesma forma o nosso próprio emprego? Será que levamos mesmo em conta o seu impacto, a justiça, as consequências e a considera-las, seriamos capazes de o deixar de imediato? Ou será que descansamos todas as noites convictos de que só fazemos o que temos que fazer para sobreviver e chega este pensamento básico para descansar a nossa consciência? Um exemplo fantástico de como acontecimentos extremos nos podem abrir os olhos é Vincent Hughes, um Irlandês que se demitiu do seu emprego num banco por se sentir culpado por pertencer ao sistema financeiro que provocou a crise que tanto prejudica o seu povo. Tomei conhecimento disto numa notícia recente no Diário Económico, para a qual deixo aqui a ligação.
Aquilo de que menos gostei em Repo Men foi aquela típica e francamente cansativa necessidade de incluír um interesse romântico como força motriz. Não que não fizesse sentido no momento da história ou que eu não gostasse da interpretação de Alice Braga, muito pelo contrário, mas depois de já ter visto o mesmo conceito usado ad nauseum dá a sensação de que a industria cinematográfica mainstream quer fazer-nos acreditar que a paixão romântica é a única motivação para a mudança neste mundo, ideia com a qual eu discordo profundamente.
De resto, isto é para mim o que faz de umas horas de filmagem um bom filme, a sua capacidade de me pôr a reflectir sobre coisas novas ou antigas, oferecer novas ideias e me obrigar a reconsiderar as minhas opiniões ou a minha vida em geral.

Saturday 6 August 2011

Martin Rowson

Martin Rowson is a British cartoonist and novelist who I discovered today, after paying more attention to The Guardian's cartoon section. He has been spot on, illustrating the latest events on world economy and politics. One of my favourites is his take "on the US debt ceiling negotiations", but I advise anyone to just check all the cartoons and have a laugh at the ridicule - The Guardian comment cartoon - or just subscribe to the webfeed. As another good example, the picture to left is his cartoon on the US debt deal and links to the original web page at guardian.co.ok.
According to Wikipedia his works are also published in The Independent, the Daily Mirror and Morning Star and he is also a novelist - I'm actually considering looking for his book The Dog Allusion: Gods, Pets and How to Be Human although I am almost sure I'll disagree that keeping pets is a waste of time.

Why pay or get paid for sex? - Guardian.co.uk

I just read a very interesting article about this theme in the guardian, one of my favourite on-line journalism sources, and decided to share it. It doesn't answer these questions, it wouldn't be as simple as that, but it collects letters from some sexual workers and clients with different points of view. I'm wish this issue could be talked/written about in public media without restraint or submission to the typical prejudices. We need eye-openers here and now, to stop believing all the workers are forced into it or desperate addicts. If your curiosity is piqued, follow this link. The one thing that makes the article feel thoroughly incomplete is that all the stories are from female workers and male clients, which contributes to the stereotypical idea of this business, but it is explained because the material belongs to the author's projects Letters from Johns and Letters from Working Girls, comments collected by Susannah Breslin from 2008 to 2009 and probably worth a look too.

Tuesday 2 August 2011

The Wonderful Wizard of Oz and The Marvellous Land of Oz by L. Frank Baum

I've recently read, while travelling around Scotland (which, by the way, is one of the most beautiful places I've ever been to), both The Wonderful Wizard and The Marvellous Land of Oz in e-book format on my Galaxy Tab. First of all I must say that reading in the tab was surprisingly good, I was expecting to miss the book experience much more than I actually did, but that being said, I still prefer real books. Then I'd like to talk about Project Gutenberg. It's a database of over 36 thousand free e-books in either ePub, Kindle, HTML or simple text format. Anyone who's interested in reading classics with expired copyrights go ahead and pay the site a visit, you surely won't regret it and if you want to you can even contribute to the adaptation process.
Now to talk about the books on the Land of Oz, I must start by saying that, of course, I had already seen the film, I knew most of the first story by heart and wasn't really expecting a lot of surprises. And I didn't get them. The author proposes to write a book "for the children of today", trying to keep the wonders and remove the nightmares and moralist elements from the stories, and he ends up managing that quite well, although he couldn't - or perhaps never really wanted to - avoid the transmission of morals as I show ahead. It's a fairly easy read, quick and seemingly uncomplicated with few hidden senses to it. It all starts with Dorothy being thrown into the Land of Oz by a cyclone and then travelling through the place to find some way to get back to her home and family. In her travels she gets to know many different places and people and brings with her the Scarecrow, the Tin Woodman and the Lion, who hope the Wizard can help them get brains, heart and courage respectively. There are two things that stand out as the main messages of these stories, introduced in The Wonderful Wizard of Oz and further developed in The Marvellous Land of Oz. One is the idea of attribution of an ability or characteristic to something objective (beware: SPOILERS ahead) - the intelligence to the brain, the emotion to the heart - associated with the belief that such things cannot be developed or discovered in oneself and must be innate or given to you by an authority - the courage the wizard gave to the lion by having him "drink it". The other is the fallacy known as the appeal to (inappropriate) authority, seen here in the figure of the Wizard of Oz, who, for being the most powerful man in the land would surely know how to give brains, heart, courage and even how to send Dorothy back home. This absurd fact is further enhanced when, in the second book (again, careful with SPOILERS), the characters show that they still believe the Wizard of Oz was very powerful, apart from the fact that they themselves found out he was a fake wizard, because only one with such astonishing abilities could have given them the high quality brains and heart they now believe to be using. Two other noticeable things that contribute to the reader's perception of this are the lack of change to the Scarecrow's intelligence or the Tin Woodman's emotionality and also the lack of considerable difference between the Scarecrow and other characters in terms of said intelligence, even though they do ask him to use his brain to solve some problems, they also believing him to be the smartest of the group. These developments aside, the second book feels much more as a classical fantastic story, with a king overthrown, a rogue wicked witch, some magical feats and even a lost princess, though the author does start being bolder in terms of experimenting and introduces things such as a creature made by magic that wishes to be dead and even gender-changes. The relationship between Jack Pumpkinhead and Tip is also quite interesting and often comic.
These books weren't really exciting, not that they don't have good plots or that they don't bring any food for thought, but in the end I think what really didn't work out for me was the writing. They're books to be enjoyed by children and I believe I would have liked them a lot more years ago. I'm still glad I read them! Next on my list were Alice in Wonderland and Through the Looking-Glass and I am also slowly reading Beyond Good and Evil by Friedrich Nietzsche, but only when my mind feels rested and concentrated enough. Yesterday I started reading A Dance With Dragons by George R.R. Martin which I am hoping to find amazing!

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Li recentemente, durante uma viagem pela Escócia (um dos sítios mais bonitos que já vi), O Maravilhoso Feiticeiro de Oz e a sua sequela (The Wonderful Wizard of OzThe Marvellous Land of Oz) em formato e-book na minha Galaxy Tab. Começo por dizer que ler na tab foi surpreendentemente bom, estava à espera de sentir muito mais falta do livro como objecto e como experiência, mas mantenho a preferência pela leitura tradicional. Quero também divulgar o Project Gutenberg, uma base de dados com mais de 36 mil e-books em vários formatos e de acesso gratuito por já terem expirado os direitos de autor. Interessados em ler clássicos não se vão arrepender de ir dar uma vista de olhos.
Agora para comentar os livros sobre Oz propriamente ditos, começo por admitir que já tinha visto o filme e conhecia bem a história do primeiro livro, pelo que não esperava surpresas e, de facto, não fui surpreendido. No prefácio, Frank Baum propõe-se a escrever um conto para as "crianças modernas", mantendo elementos fantásticos alegres mas evitando os pesadelos e os moralismos. O autor conseguiu na minha opinião atingir estes objectivos, excepto na evicção dos elementos transmissores de morais - que, quem sabe, talvez nunca tenha realmente querido - como comentarei mais à frente. O texto é fácil, de leitura rápida e aparentemente simples, com poucos segundos sentidos. A primeira história inicia-se com Dorothy a ser transportada para Oz por um ciclone, partindo depois ao encontro do Feiticeiro de Oz, viagem que serve para integrar todo o enredo e as diversas personagens. Dorothy acaba por ser acompanhada por um espantalho, um lenhador de lata e um leão que esperam que o Feiticeiro lhes possa dar um cérebro, um coração e coragem, respectivamente. Há essencialmente duas mensagens que se destacam no primeiro livro e são aprofundadas no segundo (cuidado com SPOILERS daqui em diante). Uma é a atribuição simples e directa de uma capacidade a algo objectivo, um órgão, como a inteligência ao cérebro ou o sentimento ao coração, associada à ideia de que as mesmas capacidades não podem ser desenvolvidas ou encontradas no próprio, tendo que ser inatas ou então criadas ou atribuidas por uma entidade externa, poderosa, aqui na forma do Feiticeiro de Oz, ilustrada na forma como dá ao leão uma bebida que o torna corajoso. A outra é a falácia do apelo à autoridade, neste caso a do Feiticeiro que, por ser considerado o homem mais poderoso de Oz, certamente saberia como dar cérebro, coração, coragem e mesmo transportar Dorothy de volta para casa. Esta ideia é enfatizada no segundo livro, onde se mostra que as mesmas personagens que descobriram que ele os tinha enganado, continuam a afirmar que o Feiticeiro teria que ser muito poderoso caso contrário não lhes poderia ter dado os órgãos de elevada qualidade que agora possuem e que acreditam ser a causa da sua inteligência e sensibilidade/emocionalidade, respectivamente. Isto é ainda ilustrado de mais duas formas, tanto por não se notar qualquer alteração na inteligência do espantalho ou na emocionalidade do  homem de lata depois de terem obtido os ditos órgãos, como por, em especial no caso do espantalho, não haver diferença significativa entre a capacidade intelectual por mostrada e a das restantes personagens da história, isto apesar de em várias situações lhe pedirem que use o seu cérebro para resolver problemas. De resto, o segundo livro acaba por ser bastante mais próximo da típica história fantástica, com um rei deposto, uma bruxa má, algumas feitiçarias e até uma princesa perdida, embora o autor comece também a ser mais irreverente ao introduzir uma criatura criada por magia que quer morrer e até o conceito de alteração do sexo naturalmente aceite pelas restantes personagens. A relação entre o Jack Pumpkinhead e o Tip é também muito interessante e engraçada ao ponto de me por a rir sozinho a olhar para o texto.
Estes livros não foram realmente excitantes, não que não tivessem bons enredos ou que não oferecessem coisas em que pensar, mas julgo que o que falhou foi a escrita de Frank Baum não é, de todo, apaixonante. São livros para serem lidos na infância e parece-me que teria gostado bastante deles há alguns anos atrás. De qualquer forma, estou satisfeito por finalmente os ter lido! Tenho estado agora a ler Alice no País das Maravilhas e a sua sequela, de Lewis Carrol e quando me sinto concentrado o suficiente, Além do Bem e do Mal de Friedrich Nietzsche. Comecei ontem a ler A Dance with Dragons de George R. R. Martin que, a avaliar pelos livros anteriores, vai ser fenomenal!